Chico e seus pais adoram jogar juntos - dominó, jogo da memória, quebra-cabeça, bola...
A questão tem sido que...
Quando Chico ganha: Eu ganhe-ei, eu ganhe-ei, tu perde-eu, tu perde-eu...
Quando Chico perde: Mas mãe... Mas pai... É que... (buááááááá).
Para os pais de Chico esse é um comportamento típico de uma criança de três anos, nada que exija grande alarde, afinal de contas a criança tem que exercitar sua auto-afirmação, isso é fundamental para o seu desenvolvimento psicosocial. Mas, nada como uma boa dose de conversa para ajudar a clarear as idéias do pequeno.
Pais de Chico: Veja filho, num jogo ou numa brincadeira, às vezes a gente ganha e às vezes a gente perde... Faz parte do jogo, sabe filho...
Ou então: Ow, filhote, não fique assim não. É assim mesmo... tá lembrado do que papai e mamãe disseram a Chico? Às vezes a gente ganha e às vezes a gente perde.
Outra vez mais: Filho, você tem que aprender a ganhar e a perder... Assim fica difícil brincar com Chico, Chico só quer ganhar! Não pode ser assim, né filhão! Tem que aprender a ganhar e a perder também...
E assim segue o blá, blá, blá durante algumas semanas, entre jogos e brincadeiras.
Parece que Chico tem aprendido bem a lição, se bem é certo que ainda quase sempre a utiliza a seu favor e quando lhe convém.
Chico adora brincar na casa de um vizinho, que já é um pouco maior do que ele, o Thomas, e que já quase completa 6 anos. Thomas tem um vídeo-game e quase sempre eles jogam juntos. Pois bem, não é difícil imaginar quem sempre ganha e perde nessa história. Umazinha sequer, Chico nunca ganha. Só faz perder.
Dia desses Chico chega invocado em casa e diz a sua mãe:
Chico: Mãe, eu já ensinei a lição a Thomas, mas ele não quer aprender...
Mãe de Chico: Como assim filho?
Chico com os olhos marejados: É que eu disse a ele que ele tem que aprender a ganhar e perder... Mas ele só quer ganhar, mãe! Thomas num sabe perder, mãe!
Mãe de Chico pensa: Eita danosse, e agora?!
Aí vem mais meia hora de conversa pra explicar a Chico que nesse caso é diferente, porque Chico ainda está aprendendo a jogar vídeo-game, e que Thomas já sabe jogar melhor do que ele, motivo pelo qual ele sempre ganha... blá, blá, blá.
Mas o pequeno é insistente...
Outro dia, Thomas veio chamar Chico para jogar vídeo-game lá em sua casa. Não teve jeito, antes mesmo de subir as escadas, Chico começou a repetir incansavelmente ao amigo: Thomas, tu sabe que a gente tem que saber ganhar e perder, né Thomas? Tem que ganhar e perder, hein Thomas?! Thomas, tem que saber ganhar e perder, tá? Thomas...
Mãe de Chico assiste à cena, sai rindo sem que o filho a veja e pensa: Quero ver se o neguinho agora não aprende a lição...