terça-feira, julho 27, 2010

Sobre monstros II

Será coisa de meninO? da idade? ou simplesmente parte do imaginário infantil?
Seja o que for, uma coisa é fato: Para Chico, os monstros existem.

De vez em quando ele acorda de madrugada, vai ao quarto dos pais dizendo que está com medo.

Mãe de Chico: Medo, filho, de quê?
Chico: Tô com medo, mãe, do escuro...

Mãe de Chico leva o filho de volta a seu quarto, deita-se ao seu lado e começa a conversar: "Filho, você não precisa ter medo do escuro. Vê só, Chico tá aqui no quarto dele junto com os brinquedinhos, os livrinhos, tá na caminha dele, mamãe e papai estão dormindo aqui do lado... Tá todo mundo aqui com Chico. Chico não precisa ficar com medo".
Chico: Mas mãe, é que às vezes eu olho pro meu guarda-roupa e vejo um monstro nele...
Mãe de Chico: Monstro, filho?! Mas, meu amor, monstros não existem.
Chico: Existe sim, mãe. Eu vejo ele no meu guarda-roupa.
Mãe de Chico: Ow, filhote, isso é simplesmente uma sombra. Vê só!

E acende a luz do abaju...

Mãe de Chico: Tás vendo, sumiu, era só a sombra de alguma coisa lá de fora que está entrando no quarto de Chico. Toda vez que Chico ficar com medo do escuro, aí Chico se lembra que tudo o que existe no quarto de Chico são seus brinquedinhos e as coisas que Chico tanto adora. Aí Chico fica pensando num bocado de coisa legal... aí o medinho passa e Chico nem vai se lembrar dessa estória de monstro. Tá?

E continua conversando com o pequeno, até que ele adormece.

Dias depois, Chico diz a sua mãe:

Chico: Mãe eu já aprendi o que tu me ensinasse.
Mãe de Chico: O que foi que tu aprendesse?
Chico: Mãe, é que quando eu acordo de noite com medo e vejo o monstro no meu guarda-roupa, aí eu fico assim pensando, pensando... e aí eu desmancho ele, mãe. Eu desmancho o monstro, assim mãe.

Nenhum comentário: