terça-feira, junho 21, 2011

São João da escola.



Chegou o São João, ebaaaaaa! E como sempre, fizemos uma festa bem bonita na minha escolinha. Nesse ano, eu e meus amiguinhos do G-III dançamos a "dança dos bacamarteiros". Durante os preparativos, nós fizemos pesquisas, leituras, tarefinhas e muita conversa sobre o que danado era isso. Hoje eu sei que bacamarte é uma arma de fogo muito usada nas festas ou folguedos do interior de Pernambuco. Nas nossas pesquisas, descobrimos que os bacamarteiros se reúnem em grupo e que sempre obedecem aos comandos de um sargento. Eles disparam os bacamartes que são abastecidos de pólvora seca. Minha mãe me mostrou um vídeo de como eles colocam a pólvora dentro dos bacamartes. Eu achei muito legal!

Pois bem, deixo um videozinho, gravado por minha Tia Mila, de nossa apresentação.

Bom São João para todos!

Nenhum comentário: