terça-feira, agosto 09, 2011

E abre-se mais uma janela para o mundo!


Não faz muito tempo, quando entrei no G-III (pré-alfabetização), eu começei realmente a me familiarizar e a conhecer sobre as letra, ou seja, a identificá-las, desde sua forma, som e escrita. Mas, para mim ainda era meio complexo esse negócio de juntá-las para formar as palavras. Para mim, o que mais eu conseguia identificar nas palavras eram as vogais. Então, para mim, "BOLA" se escrevia assim: OA... "Brasil" era AIU... "menino" se escrevia EIU. E aí, era preciso que meus painhos e também minha professora me ajudassem, dizendo que antes do "A", do "E", do "I", do "O" ou do "U" havia outra letrinha que se juntava a elas, e me mostravam o som daquela outra letrinha. E pouco a pouco, eu começei a entender como é que funciona esse negócio de escrever.

Essa é a primeira vez que escrevo no computador, e melhor, no meu bloguinho, sem a ajuda de minha mãe. Pensei na palavra, fui separando sílaba por sílaba, identificando letra por letra e, dessa meneira, escrevi minhas primeiras palavras, sozinho, sem a ajuda de ninguém. Vejam aí:


FRANCISCO (Bem, essa foi a primeira palavra que aprendi a escrever e já faz um tempinho...)

FILIPI (Felipe)

MALINA (Marina)

ENOMOSAULU (Enormossauro)

BOLA

TIA VIVI

NALIS (Nariz)

CABLU (Cabelo)

OVIDU (Ouvido)


(Comentário à parte - diga-se de passagem, inevitável, da mãe de Chico que, no exato momento que publica essa postagem, sente-se a mãe mais orgulhosa e feliz do mundo, pois é a primeira vez que ela vê o filho escrever sem precisar de sua ajuda - "Carambolas, meu filho já sabe escrever!!!".

Um comentário:

vovoinha nilda disse...

Vovoinho,
Tua mãe toda feliz por que escrevesse estas palavras... Imagina a tua vovoinha quando pouco mais de 2 meses recebe, por escrito, um pedido de desculpas? "EOSITO MOITO PRROTE COQADO O JELONA PIA" (eu sinto muito por ter colocado o gelo na pia).
To cheia de orgulho! Guardarei este bilhete pra sempre. Beijos, beijos e mais beijos. Te amo de montão