segunda-feira, agosto 02, 2010

quarta-feira, julho 28, 2010

(Sem) noção espacial?


Mãe de Chico: Filho, papai saiu hoje bem cedinho, nem deu para falar com Chico. Ele pediu para mamãe te dar um recado. É que ele viajou e pediu para eu te dar um beijo bem grande...
Chico: Viajou? (cara de triste)
Mãe de Chico: Foi meu amor, mas ele pediu para avisar que vai ser rapidinho, só dois dias. Ele nem viajou de avião, foi de carro mesmo.
Chico: Foi de carro, foi? Ufa! Que bom que ele não foi pra outro planeta, né?

terça-feira, julho 27, 2010

Sobre monstros II

Será coisa de meninO? da idade? ou simplesmente parte do imaginário infantil?
Seja o que for, uma coisa é fato: Para Chico, os monstros existem.

De vez em quando ele acorda de madrugada, vai ao quarto dos pais dizendo que está com medo.

Mãe de Chico: Medo, filho, de quê?
Chico: Tô com medo, mãe, do escuro...

Mãe de Chico leva o filho de volta a seu quarto, deita-se ao seu lado e começa a conversar: "Filho, você não precisa ter medo do escuro. Vê só, Chico tá aqui no quarto dele junto com os brinquedinhos, os livrinhos, tá na caminha dele, mamãe e papai estão dormindo aqui do lado... Tá todo mundo aqui com Chico. Chico não precisa ficar com medo".
Chico: Mas mãe, é que às vezes eu olho pro meu guarda-roupa e vejo um monstro nele...
Mãe de Chico: Monstro, filho?! Mas, meu amor, monstros não existem.
Chico: Existe sim, mãe. Eu vejo ele no meu guarda-roupa.
Mãe de Chico: Ow, filhote, isso é simplesmente uma sombra. Vê só!

E acende a luz do abaju...

Mãe de Chico: Tás vendo, sumiu, era só a sombra de alguma coisa lá de fora que está entrando no quarto de Chico. Toda vez que Chico ficar com medo do escuro, aí Chico se lembra que tudo o que existe no quarto de Chico são seus brinquedinhos e as coisas que Chico tanto adora. Aí Chico fica pensando num bocado de coisa legal... aí o medinho passa e Chico nem vai se lembrar dessa estória de monstro. Tá?

E continua conversando com o pequeno, até que ele adormece.

Dias depois, Chico diz a sua mãe:

Chico: Mãe eu já aprendi o que tu me ensinasse.
Mãe de Chico: O que foi que tu aprendesse?
Chico: Mãe, é que quando eu acordo de noite com medo e vejo o monstro no meu guarda-roupa, aí eu fico assim pensando, pensando... e aí eu desmancho ele, mãe. Eu desmancho o monstro, assim mãe.

Sobre monstros I

Pais de Chico estão na sala assitindo ao jornal quando...

Chico: Eca, soldados! Eu não gosto de soldados porque eles usam armas. Mamãe, a gente não gosta de soldados porque eles usam armas, né?
Mãe de Chico: Filho, nesse caso, a arma é o instrumento de trabalho deles...
Chico: Hum, já sei, eles usam armas para matar os monstros, né?
Pai de Chico: Não filho, eles matam pessoas mesmo...
Chico: Pessoas???
Pai de Chico: É filho... é complexo... é difícil fazer Chico entender sobre guerras.
Chico: Não pai, eu já entendi, eu já entendi... Os soldados matam as pessoas porque elas estão disfarçadas de monstros. É isso, pai, as pessoas estão disfarças de monstros, por isso os soldados matam elas.

Simples assim...

sábado, julho 24, 2010

Xixi no banho!

Eu aderi a campanha do "xixi no banho" para economizar água. Meus pais me explicaram que 80% da água consumida numa casa é no banheiro e que cada descarga, mesmo a mais econômica, consome 6 litros de água. Eu mesmo já fiz meu cartaz e coloquei no banheiro pra me lembrar sempre que se possível, faço meu xixi no banho, é divertido e até brinco com meu xixi.  Acessem www.xixinobanho.org.br

EU FAÇO XIXI NO BANHO





segunda-feira, julho 12, 2010

Passeio com minha prima Isabel

Eu e minha priminha Bel passamos uma tarde bem divertida com minha mãe e minha vovoinha. Elas nos levaram para brincar num montão de brinquedos.



Dando asas à imaginação...

Chico e Thomas estavam brincando lá no quarto de Chico, quando:


Thomas: Tia, é verdade que vocês estão fazendo um bebezinho?

Mãe de Chico: Como?

Thomas: É... um bebezinho...

Mãe de Chico: Não, Thomas, eu não estou grávida não.

Thomas: É que Chico disse isso...


Chico aparece diante de sua mãe com aquela cara de “ííííí, mãe, foi só uma mentirinha”. Mas, a mãe de Chico se interessa pela brincadeira do filho e pergunta:


Mãe de Chico: Vem cá filho, me conta essa estória...

Chico: Não mãe, é que eu estou fazendo a casinha de meu irmãozinho, lá no quarto.

Mãe de Chico: E é, filhote?! Tu estás com vontade de ter um irmãozinho é?

Chico abre um sorrisinho bem lindinho e diz: Han-ran. Quero sim, mãe. E eu já tô fazendo a casinha dele, mãe.

Mãe de Chico fica toda derretida e dá um beijinho no filho.

Thomas, que assiste toda à cena, diz: Lá em casa a gente também tá tentando fazer uma irmãzinha, mas ainda não conseguiu não...


E os dois inocentes meninos dão as costas e seguem em direção ao quarto de Chico.

Minutos depois...


Chico: Alaídeeeee!

Mãe de Chico: Filho, Alaíde já foi.

Chico: É que a gente tá precisando de um negócio, mãe.

Mãe de Chico: Que negócio filho?

Chico: De um negócio para fazer um telhado, mãe...

Mãe de Chico: Um telhado, filho?

Chico: Sim, mãe, um telhado, para fazer a casinha do meu irmãozinho...

Mãe de Chico, como se quisesse entender ou encontrar uma maneira de ajudá-los: Mas, filho, um telhado...

Thomas: É, um telhado!Tu precisa comprar um martelo, prego e um negócio assim grande para a gente fazer o telhado...

Mãe de Chico: Hum, sei...


Parece que eles estão levando a sério esse negócio de organizar a casinha para receber o “irmãozinho” de Chico. A mãe de Chico, da sala, só escuta “precisa disso, precisa daquilo...”


Chico: Mãe, tu me dá um prego?

Mãe de Chico: Não, filho, dou não.

Chico: Ow, mãe, por favor, me dá um prego.

Mãe de Chico: Para que, filho?

Chico: Para eu pendurar o sol na casinha de meu irmãozinho...

Mãe de Chico: Não filho, prego eu não dou não, viu.

Chico: Mas mãe, eu tenho cuidado...

Mãe de Chico: Olha, o que mamãe pode fazer é pendurar o solzinho em um prego já existente no seu quarto.


A mãe de Chico, já curiosa com tudo aquilo, vai ao quarto do filho pendurar o tal sol.


Mãe de Chico: Ah! Então essa é a casinha que vocês estão fazendo é?

Thomas: É. Agora só falta o colchão aqui e o telhado aqui. Eu tenho um colchão lá na minha casa. Se vocês quiserem, eu posso emprestar para “ele”, aí depois vocês devolvem.

Mãe de Chico: Obrigada, Thomas, mas eu acho que não precisa não, viu. Vejam, eu tenho aqui um saco de dormir que acho que poderia ajudar. Que tal, Chico?

Chico: Aê, mãe, valeu!

Thomas: Mas... será que “ele” vai gostar de dormir nisso?

Mãe de Chico: Pois é... Vamos tentar?

Thomas: Hum-rum.


Dentre os tantos pedidos que os dois fizeram à mãe de Chico, além dos pregos e martelo, estavam: seu lençol, seu travesseiro e outras coisinhas mais...


Pronto!

Finalizada a tal casinha!

A campainha toca. É Nicolas, o irmão mais novo de Thomas. Chico e Thomas resistem à entrada de Nicolas:


Thomas: Não deixa ele entrar não, ele vai bagunçar toda a casinha do irmãozinho de Chico...

Chico trata logo de dar as ordens: Kika, não pode bagunçar o quarto que eu e Thomas fizemos para o meu irmãozinho que vai nascer, viu!!!

Thomas: É Kika, você só pode brincar aqui na sala, viu!

Mãe de Chico intervém, convence os dois maiores a incluírem o menorzinho na brincadeira e, claro, explica-lhe que ele não poderá destruir a casinha que os outros fizeram.


Tudo combinado entre eles!

E a brincadeira segue, mesmo sem a presença do “irmãozinho” de Chico, com muitas risadas e numa zoadeira danada.


A mãe de Chico, que de longe escuta e aprecia a brincadeira dos três, fica a pensar que realmente não há nada melhor para uma criança do que brincar, soltar a imaginação e dar vida às suas fantasias.

Ah! E ela também pensa que precisa conversar urgentemente com o pai de Chico sobre a possibilidade de dar um irmãozinho/irmãzinha ao filho Chico...


Essa é a casinha do "irmãozinho" de Chico. Ainda sem o telhado, claro...

E abaixo, o "trio parada dura"


quinta-feira, julho 08, 2010

Cara nova!

Tá ái, meu bloguinho finalmente tá de cara nova, ou melhor, com cara de blog de menino de 4 anos que já é G-II. Obrigado papai e mamãe pela ajudinha! Eu adorei as figurinhas dos robôs e foguetes. E o melhor, agora as postagem são assinadas por mim. Iupiiiiiii!

terça-feira, julho 06, 2010

Família ê, família á...

Minha tia Mila e minha priminha Alice passaram uns dias aqui na nossa casa. Olhem só a farra que nós fizemos...


Férias!

Iupiiiiiii! Chegaram as féééééérias!!! Eu já preparei minha lista de atividades: quero brincar e passear muito, muito, muito. E posso dizer que já começei bem, pois passei uma tarde muito legal na livraria cultura, assistindo a um teatrinho de mamulengo muito divertido e fazendo uma das coisas que mais gosto, que é escutar meus pais contarem estorinhas dos livros para mim.

P.S.: a livraria cultura está com uma programação muito legal para nós, crianças. Durante todo o mês, ela fará muitas atividades. A primeira delas foi esse teatrinho de mamulengos muito divertido que eu falei anteriormente. Mas, já soube que terá também outras atividades, como canta contos, oficina de arte, esportes e muitas brincadeiras ao ar livre. Eu já disse a minha mainha que quero ir pelo menos alguns dias nas férias!

domingo, junho 27, 2010

São João na Serra das Guaribas

Pelo segundo ano consecutivo, eu e meus pais arrumamos os mijados e rumamos ruma a Bezerros, no agreste de Pernambuco para passar o São João na fazenda do vovô da minha amiguinha Mariá. Tava um lamaçal só na fazenda e dessa vez nem pude andar a cavalo, pescar, nem fazer muita trela no mato. Mas pra compensar, tinha uma cambada de criança das boas com quem pude brincar, dançar e fazer muganga.

Já to começando a entender bem isso de São João, forró, fogueira, etc... Nordestinamente.




domingo, junho 20, 2010

Trela com papai!

Pessoal, essas fotos estavam guardadas na máquina de minha vó Lenira desde o início do ano, mas só hoje mainha conseguiu tê-las. Apesar de serem um pouco antigas, pedi para minha mãe registrar no meu bloguinho essa trela que eu e meu painho fizemos (hehehehehe). Vejam só como esse meu papai é fera mesmo:

Ele me ensina a subir na árvore...
Se certifica que estou bem seguro...
Sai um poquinho de perto para eu sentir o gostinho da aventura...
E, no final, ainda me ajuda a descer assim...
Feito um macaquinho...
ESSE MEU PAINHO É MESMO MUITO LEGAL!

Dá-lhe Brasil!!!


Essa é minha segunda copa do mundo, mas posso dizer que é a primeira que realmente participo e entendo um pouco do que vejo. É todo mundo vestido de verde e amarelo, e gritando "gooooool" quando o Brasil mete a bola dentro da barra. Eu fico tirando algumas dúvidas com minha mãe, porque às vezes esse tal de futebol me confunde. Por exemplo: "Porque às vezes os jogadores pegam a bola com a mão, se no futebol só se deve jogar com os pés?" (pelo menos é isso que me diz painho). Pois é, ainda estou com um pouco de dificuldade em entender as regras do jogo. Mas, tirando isso, tem sido uma festa. No primeiro jogo fomos, eu e mainha, para casa de minha biza Lene, foi uma farra total junto com minhas tias e tios. E no segundo jogo, nós assistimos na casa de minha vó Lenira, com minha mainha, vovó Lenira, minha tia Mila, minha priminha Alice, tia Karla e tio Paulo. Vou dizer uma coisa para vocês, o Brasil pode ganhar ou perder, porque eu gosto mesmo é de ver a brincadeira e comer pipoca na hora do jogo.

Festinha de São João de minha escola

Mais um festejo junino que chega e eu, como bom nordestino, não perco nada. Ontem foi a festinha de minha escola e eu gostei muito. Eu e meus amiguinhos de sala dançamos, cada um, com suas burrinhas. A minha se chama "Zabilintim". Eu e ela dançamos bem bonito, pelo menos foi o que me disse minha mãe (hehehehehe).

E para os que não sabem, esse ano tive duas grandes e boas surpresas: minhas duas priminhas, Isabel e Alice, vieram me ver dançar!!! Vejam aí o trio de matutinnhos que formamos!

Só senti falta de meu painho, que esse ano não pode me ver dançando porque estava viajando. Mas não faz mal não painho, quando chegares te contarei tudinho!!!

Chegou minha priminha Alice!


Foi empatia total!!! Eu e minha priminha Alice estamos nos dando muito bem, pessoal. Eu brinco com ela, faço palhaçadas para ela rir, ajudo minha tia Mila a distraí-la quando ela está chorando, e até já ajudei minha mainha a dar banho nela! Sinto que ela também gosta de mim. Ela ri de minhas graças e adora brincar comigo. Ah! e ela adora puxar o meu cabelo, mas como eu sei que é sem querer, porque ela ainda é pequenininha, eu nem esquento. É isso, pesoal, deixo aqui umas fotos de nossos encontros. Como vocês poderão ver, eu até já a coloquei nos braços!

sexta-feira, junho 04, 2010

Como Treinar o Seu Dragão

Raio Mackeen e Bolt por muito tempo foram meus ídolos. E continuam sendo, eu os adoro. Mas, agora minha fixação é por "Banguela", um dragãozinho muito danado, veloz e que voa bem alto no céu.

Meus pais me levaram ontem para assistir a esse filme, no cinema. Eu adorei! Depois de ontem, eu só consigo pensar em Banguela e no seu amigo Soluço.

Seja você criança ou adulto, deixo a dica: assistam ao filme "Como treinar o seu dragão". É muito legal!

segunda-feira, maio 31, 2010

4 anos de bloguinho!


Pessoal, nesse mês de Maio eu completei 4 anos de bloguinho, com suas 160 postagens. Iupiiiiiiii! Pois é, não é nada fácil manter um diário virtual por tanto tempo, mas minha mainha e meu painho não deixaram a "peteca cair", nem mesmo depois que voltamos para o Brasil, e seguiram contando e registrando minhas peripécias. 

Eu tinha a intenção de presenteá-lo (meu bloguinho) com uma nova "roupagem", sabe. Tipo assim, um novo papel de parede, tirar essa foto doida de painho e colocar uma minha, além de otras cositas más... enfim, dar uma carinha de menino grande para ele, sabem como é?! Mas, como vocês sabem, eu dependo de meu painho para fazer isso por mim (pobrezinha de mainha, o único que sabe fazer é criar, redigir e publicar os textos...), mas ele ainda não teve tempo de me ajudar. Vou continuar pegando no pé dele! Quem sabe se na próxima postagem meu bloguinho já está de "cara nova".
Mas, o fato é que eu não poderia deixar passar despercebido essa data comemorativa, é ou não é?!