segunda-feira, março 29, 2010

Complexo de Édipo?

Chico não pode ver seu pai abraçado a sua mãe que corre e se mete entre os dois, no intuito de separá-los e tê-la (sua mãe) em seus braços.

Mãe de Chico: Veja só filho, Chico tem que entender que mamãe é a namorada de papai. Chico é meu filho, que eu amo muito, mas Chico é o meu filho. Papai é o namorado de mamãe... entendeu? Olha, quando Chico crescer, ficar grande do tamanho de papai, Chico também terá uma namorada bem bonita e bem legal...

Chico: Mãe, quando eu crescer eu quero ter uma namorada bem bonita e bem legal igual a tu! Igualzinha a tu, mãe...

Mãe de Chico pensa e diz: Vai não, meu filho, vai não...
 
A mais recente dele foi essa...

Mãe de Chico: Chico gostaria de ganhar um irmãozinho ou uma irmazinha?
Chico: Não.
Mãe de Chico: Oxe, filhote, é mesmo? E por quê não?
Chico: Ow mãe, já tá bom eu e papai "bigando" pra ver quem fica no teu colinho...


Obs.: Freud atribui o complexo de Édipo às crianças de idade entre 3 e 6 anos. Chico acaba de completar 4 anos... Isso significa que ainda nos restam 2... Pobre do pai!

 
(Mais complexo do que entender o Complexo de Édipo é entender a explicação matemática dada por Freud. Só ele explica!)

quinta-feira, março 25, 2010

De mãe para filho.


Meu Chico

Tu és meu pequeno,
Que no meu ventre, fez-se
Gerou-se
Alimentou-se
Que de dentro de mim, sentiu o amor 
E saiu ao mundo
Como numa verdadeira simbiose.

Tu és meu pequeno,
Que tão bem continua a crescer, agora fora de mim
E que hoje tanto me ensina
Ensina-me sobre a incondicionalidade do amor maternal
Sobre a intensidade da arte de educar
Sobre a beleza da vida em família
Sobre a simplicidade com a que se pode ser feliz
E aprender 
E sorrir
E beijar
E abraçar
E viver.

Tu és meu pequeno,
Meu pequeno filósofo
Meu pequeno poeta
Que atento olha o mundo que lhe passa aos olhos
Que curioso anseia por conhecer o novo
Que alegremente relembra o passado
Que intensamente experimenta  o hoje
E tão feliz, vive.

Tu és meu pequeno
Meu pequeno menino maluquinho
Que graciosamente brinca
E imagina
E cria
E fantasia
Quanta sabedoria...

Tu és meu pequeno
Sempre serás
Ainda que grande, serás meu pequeno
Para quem sempre olharei com olhos de admiração
Para quem sempre paciente e atentamente olharei crescer.

Parabéns, meu pequeno, pelos seus 4 anos.
Por esses 4 bem vividos anos de vida.

Amo-te, infinitamente.
Sua mãe.

domingo, março 14, 2010

4 anos e muitas alegrias...

Já fez 4 anos e agora é G-II (repete isso o tempo todo). 
Menino "grande", que aprende a jogar, a competir, a querer sempre ganhar 
e detestar o gosto da derrota, como todo menino. 
Menino "grande" ensina a Mãe a brincar e quer nadar sem bóia na piscina funda.
Menino "grande" é querido por muitos amigos, vizinhos e primos 
Mas tem medo de cigarra, dorme de bunda pra cima e adora um dengo.
Cresce, menino grande, mas cresce bem devagarzinho
Porque a vida te espera, afinal a pressa é uma invenção de adultos
Brinca, enquanto isso.

segunda-feira, março 08, 2010

quarta-feira, março 03, 2010

Soldado ChicoChicote X Monstro da Cara Tricolor

Eis o soldado:
Eis o monstro:
Eis o resultado final da batalha:

Carnaval

Sei que o carnaval já passou, mas só agora meus painhos conseguiram reunir as fotos que estavam espalhadas em máquinas de alguns tios. Bem, agora posso dizer que fui devidamente apresentado ao carnaval, digo isso porque no ano passado eu não estava lá com muita vontade de brincar não. Mas em compensação esse ano brinquei um bocado!

Primeiro meus painhos me levaram para uma brincadeira muito legal que eles e uns tios organizam, a brincadeira da La Ursa. A farra foi lá no Poço da Panela e o urso se chama "Urso Preguiça". Eu cheguei um pouco atrasado na brincadeira, pois vinha lá da praia de minha vó Nilda, mas deu para curtir bastante. Nesse dia eu dançei frevo, brinquei muito com meu amiguinho Gabriel e ainda conheci de perto o maracatu. Ah! minha vó Gó me deu uma fantasia de vampiro que era de meu tio Lucas, quando ele era da minha idade. Puxa vida, foi muito divertido assustar as pessoas com minha capa sinistra e aqueles dentões!


Depois veio outra farra de carnaval, também no Poço da Panela. Dessa vez era um bloco de adulto, mas eu brinquei muito com minha amiguinha Lia. Nós vimos uma apresentação de Caboclinho e ficamos bem impressionados.

 
 

E por último, foi a vez da festinha de minha escola, que tem um bloco chamado "A Turma de Pitangueira".
Aí foi bom demais! Inicialmente, eu e todos os demais esquentamos o esqueleto lá na quadra da escola ao som de muito frevo. Depois o bloco saiu pelas ruas, com direito a boneca gigante e um dragão puxado por nós.

Eu dançei demais, joguei confeti e serpentina e brinquei muito com meus pais, meus amiguinhos e professores.


Olhe, eu vou dizer viu,eu adorei esse negócio de carnaval, eu já avisei a meus pais que no ano que vem eu quero é muito maaaaaaais!!!

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

...

Qualquer semelhança não é mera coincidência...
(Salvo as devidas diferenças de gênero, claro!)

Ganhar... e perder. Eis a questão!

Chico e seus pais adoram jogar juntos - dominó, jogo da memória, quebra-cabeça, bola... 
A questão tem sido que...
Quando Chico ganha: Eu ganhe-ei, eu ganhe-ei, tu perde-eu, tu perde-eu...
Quando Chico perde: Mas mãe... Mas pai... É que... (buááááááá).

Para os pais de Chico esse é um comportamento típico de uma criança de três anos, nada que exija grande alarde, afinal de contas a criança tem que exercitar sua auto-afirmação, isso é fundamental para o seu desenvolvimento psicosocial. Mas, nada como uma boa dose de conversa para ajudar a clarear as idéias do pequeno.

Pais de Chico: Veja filho, num jogo ou numa brincadeira, às vezes a gente ganha e às vezes a gente perde... Faz parte do jogo, sabe filho...
Ou então: Ow, filhote, não fique assim não. É assim mesmo... tá lembrado do que papai e mamãe disseram a Chico? Às vezes a gente ganha e às vezes a gente perde.
Outra vez mais: Filho, você tem que aprender a ganhar e a perder... Assim fica difícil brincar com Chico, Chico só quer ganhar! Não pode ser assim, né filhão! Tem que aprender a ganhar e a perder também...

E assim segue o blá, blá, blá durante algumas semanas, entre jogos e brincadeiras.
Parece que Chico tem aprendido bem a lição, se bem é certo que ainda quase sempre a utiliza a seu favor e quando lhe convém.

Chico adora brincar na casa de um vizinho, que já é um pouco maior do que ele, o Thomas, e que já quase completa 6 anos. Thomas tem um vídeo-game e quase sempre eles jogam juntos. Pois bem, não é difícil imaginar quem sempre ganha e perde nessa história. Umazinha sequer, Chico nunca ganha. Só faz perder.

Dia desses Chico chega invocado em casa e diz a sua mãe:

Chico: Mãe, eu já ensinei a lição a Thomas, mas ele não quer aprender...
Mãe de Chico: Como assim filho?
Chico com os olhos marejados: É que eu disse a ele que ele tem que aprender a ganhar e perder... Mas ele só quer ganhar, mãe! Thomas num sabe perder, mãe!

Mãe de Chico pensa: Eita danosse, e agora?!
Aí vem mais meia hora de conversa pra explicar a Chico que nesse caso é diferente, porque Chico ainda está aprendendo a jogar vídeo-game, e que Thomas já sabe jogar melhor do que ele, motivo pelo qual ele sempre ganha... blá, blá, blá.

 Mas o pequeno é insistente...

Outro dia, Thomas veio chamar Chico para jogar vídeo-game lá em sua casa. Não teve jeito, antes mesmo de subir as escadas, Chico começou a repetir incansavelmente ao amigo: Thomas, tu sabe que a gente tem que saber ganhar e perder, né Thomas? Tem que ganhar e perder, hein Thomas?! Thomas, tem que saber ganhar e perder, tá? Thomas...

Mãe de Chico assiste à cena, sai rindo sem que o filho a veja e pensa: Quero ver se o neguinho agora não aprende a lição...

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Olha o nariz crescendo, papai!!!


Dia desses Chico e seus pais estavam na fila do supermercado. Chico dentro do carrinho, começa a remexer tudo até que o olhar curioso bate de frente com uma caixinha cheia daqueles "adesivos protetores" que se colocam em pés de cadeiras, móveis, para proteger o piso contra arranhões.

Chico: O que é isso, pai???
Pai de Chico: Adesivos...
Chico: Adesivos? E pra que servem esses adesivos???
Pai de Chico faz aquela cara de quem tá com uma preguiiiiiiiça de explicar: Hummmm... serve para... colocar nos dedos!
Chico: Colocar nos dedos?
Pai de Chico: Humrum... pra colocar nos dedos.
Chico olha pros tais adesivos: Ah tá!

Um par de dias depois, Chico encontra a dita caixinha de adesivos aberta em cima da mesa da sala. Quando de repente...

Pai de Chico: Mais é muita trela, mesmo, né Chico! Pegando as coisas de papai e ainda mais fazendo trela... Tá certo isso tá?
E continua: Venha cá "mainha" ver a trela de seu filho!

A mãe de Chico, que estava lá por dentro, aparece e se depara com cena: Chico trazia na ponta de cada um de seus dedos os tais adesivos bem grudadinhos.

Pai de Chico: Tá vendo "mainha", Chico pegou os adesivos de painho sem avisar para fazer trela... Tá certo isso?

Chico com cara de quem não entendeu nada: Mas pai, tu não dissesse que isso servia para colocar nos dedos, não foi? Tu não dissesse, não foi?

Pai de Chico olha pra mãe de Chico, que por sua vez faz aquela cara de "Agora te vira, chuchu...".

Moral da estória: Em caso de não desejar sentir-se encurralado pelo seu filho, recomenda-se SEMPRE falar-lhe a verdade, ainda que para isso seja necessário deixar a preguiça de lado e fazer uso de toda sua capacidade criativo-explicativa.


sexta-feira, dezembro 18, 2009

DIREITOS... e deveres



Meus pais sempre repetem a mesma ladainha: "Chico, meu filho, aprenda o seguinte: tem coisas que você PODE fazer e tem outras que você TEM QUE fazer, são obrigações..." e lá vem eles com aquele blá, blá, blá que nunca acaba. Pois bem, depois de tanto conversê, acho que aprendi bem a lição.

Pequeno cidadão
Arnaldo Antunes / Antonio Pinto

Agora pode tomar banho
Agora pode sentar pra comer
Agora pode escovar os dentes
Agora pega o livro, pode ler

Agora tem que jogar videogame
Agora tem que assistir TV
Agora tem que comer chocolate
Agora tem que gritar pra valer

Agora pode fazer a lição
Agora pode arrumar o quarto
Agora pega o que jogou no chão
Agora pode amarrar o sapato

Agora tem que jogar bola dentro de casa
Agora tem que bagunçar
Agora tem que se sujar de lama
Agora tem que pular no sofá

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito
De pequeno cidadão 

P.S.: Digam-me, aprendi ou não aprendi bem direitinho o que POSSO e o que TENHO QUE fazer? 
Crianças de todo o  mundo, façamos cumprir todos os nossos direitos!!! Criança feliz é aquela que tem toda a liberdade para brincar! Tenho dito! 

P.S.2: Mas aqui entre nós, que nossos pais não nos ouçam, sabemos o quanto é importante também cumprir com nossas obrigações... fazer o quê, né?!

segunda-feira, dezembro 14, 2009

"Eu só sei bagunçar, não sei arrumar..."

Equação da bagunça:
Menino de 3 anos +  férias + [(todo o tempo do mundo livre para inventar brincadeiras - qualquer noção de responsabilidade) x muita criatividade] + energia para dar e vender = quarto bagunçado diariamente.




P.S.: O complicado é me convencer que depois de bagunçar tenho que arrumar tudo...

El mexicanito!



Pessoal, o ano letivo acabou. Isso quer dizer que estou de férias! Mas antes de entrarmos de férias, minha escolinha realizou uma festinha de encerramento e confraternização para comemorar esse ano que foi tão legal. O tema escolhido por tia Érica, minha professora, para nossa dança foi "crianças do mundo". Meus painhos nem pestanejaram, me vestiram de mexicaninho, claro! Minha mainha improvisou um sombrero, um cinto dela, uma blusinha que eu tenho lá do méxico, uma sandália de couro... meu painho pintou meu chapéu e me fez um bigotón... eu peguei meu guitarrón e... pronto, virei um mexicanito! Meus painhos ficaram muito satisfeitos em me ver de mexicano, acho, inclusive, que eles ficaram bem saudosos do México. Eu? eu brinquei foi muito com meus amiguinhos, me espojei e dancei bem bonito! Agora, só me resta curtir minhas férias bem muitão!!! Iupiiiiiiiii...


segunda-feira, novembro 23, 2009

Olha a regrinha, vovó!!!


 
Vó Lenira toda animada brincando com seu netinho Chico, não resiste -UMA VEZ MAIS - ao impulso de dar-lhe uns "apertos carinhosos".
Dessa vez não teve choro nem vela, Chico parou, olhou fundo nos olhos da avó amada e disse:
- Vovó Quatizinha, na minha escolinha tem uma regrinha que diz que a gente não pode beliscar o outro.
Vó Lenira não se contém e cai na risada...
Ela prometeu ter aprendido a lição com o neto. Diz que nunca mais o beliscará. Será?

Fica a pergunta: Porquê os adultos adoram brincar de apertar, beliscar e morder as crianças, hein?

terça-feira, novembro 17, 2009

Pintando o sete!




 Essa postagem é especial para tia Mila, tio Lelo e minha priminha Alice. É para vocês verem como eu gostei do presentinho que vocês me mandaram. Não perdi tempo e fui logo pintanndo e me melecando todo! O legal é que tive a ajuda de minha avó Lenira na hora de pintar os aviões. Pintei cada avião fera!!!



Feira de conhecimento na minha escolinha



No dia 8 de Novembro aconteceu a tão esperada feira de conhecimento de minha escolinha. Eu e meus amiguinhos de classe apresentamos sobre o uso das plantas, especialmente no preparo de chás, sua importância e seus benefícios medicinais. Aprendi, por exemplo, que chá de folha de goiabeira é bom para dor de barriga, que o chá de capim santo serve para aqueles que andam desanimado e o chá de boldo para quem tem problemas no estômago. Um chá que eu adorei foi o chá de boldo com hortelã, bem geladinho, e com um pouquinho de mel... huuuummm, que delícia! Meus pais me disseram que chá de limão com alho é bom pra gripe, mas esse aí eu não me atrevi a provar não. Sem falar que nós preparamos vários chás durante as nossas aulas e aprendemos como é que se faz para plantar a sementinha e do que ela precisa pra crescer e se tornar uma planta grande. Pois é, no dia da feira eu ensinei muitas coisas aos meus pais e para as outras pessoas que passaram pelo nosso cantinho. Meus pais me disseram que gostaram muito e que aprenderam muitas coisas novas que eles não sabiam. Ah! eu também aprendi muitas coisas novas com os outros alunos. Aprendi, por exemplo, sobre a linguagem dos surdos-mudos, sobre as algas, sobre o corpo humano, sobre como se relacionar de maneira educada com as pessoas. Esse foi um dia muito legal!

quinta-feira, outubro 22, 2009

segunda-feira, setembro 14, 2009

Brincadeira de criança...


Farra na casa de tia Bolinho e tio Nêgo Nu só podia dar nisso...

Chico, todo amostrado com sua cueca nova, não se contém, olha pra Lia, arreia o short e diz: Olha minha cueca do rotuius (leia-se Hot wells).

Lia, pra não perder a vez nem a graça, repete o gesto e responde: E olha a minha calçinha do moranguinho...

(Eita coisa boa de se ver... a inocência das crianças)